//
leia e comente
Artigo

O acesso à Internet está em suas mãos

Você, que agora lê esse texto, provavelmente está em casa ou no trabalho em frente a um computador de mesa (ou desktop). Acertei? Pois saiba que isso tende a mudar ligeiramente. De acordo com os últimos dados, a tendência mundial é que o acesso à internet seja feito cada vez mais por dispositivos móveis. Ou mobile, pra ser mais engajado. E o Brasil não fica atrás nessa tendência.

De acordo com os dados do Relatório Digital 2015 da agência de marketing social We Are Social, a tendência de crescimento da conexão mobile cresceu 15% em nosso país, superando o crescimento do número de usuários ativos de internet, que tende a ser de apenas 10% maior. Cálculo simples: em pouco tempo haverá mais usuários mobile que por conexões fixas.

No ano passado, a diferença ainda era grande, mas já apresentava forte tendência de queda. Enquanto 77% dos acessos à internet no país se davam por desktops, os acessos mobiles eram apenas de 20%. Mas o primeiro tipo de conexão já apresentava queda de 12%, enquanto o segundo cresceu 109%.

Outro dado que confirma isso: somos hoje aproximadamente 204 milhões de brasileiros utilizando 276 milhões de conexões móveis à internet. Pois é, há mais celular com acesso à internet do que gente no Brasil. Do total de brasileiros, 54% são considerados usuários ativos de internet.

Agora vamos fazer outro exercício (lá vem ele de novo!): qual conexão é mais confiável em Colinas ou na cidade em que você esteja por esse Maranhão a dentro? Pois assim como você, a maioria deve responder que é mais fácil acessar a internet pelo celular do que em casa, devido à precariedade das conexões. Fibra ótica, pasmemos, é artigo de luxo em nosso estado. O resultado: conexões “via rádio” ainda são o maior sucesso, com velocidade de 2mb vendida a preço de ouro.

Em relação ao tempo gasto com mídias, ou seja, a quantidade de horas que passamos em frente à TV ou ao computador, acredite: o relatório garante que já passamos quase o dobro de horas acessando a internet do que vendo televisão (até no horário da novela?). São mais de 5h diárias (5h 26m) conectando a internet, frente a menos de três horas (2h 49m) na frente da TV.

E nesse tempo todo que você fica acessando a internet, quase quatro horas são dedicadas às redes sociais. Seria uma nova forma de “dar fé da vida alheia”, como diriam nossos avós?

*Publicado originalmente no site da TV Consolação.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: